terça-feira, 17 de setembro de 2013

Terceira Pessoa > O Aniversário

Ninguém sabe ao certo a verdadeira data em que surgiu a Terceira Pessoa. Mas foi em Setembro de 2012 que a levámos ao registo para ganhar personalidade jurídica. Faz portanto, neste mês, um ano desde que o seu nome faz parte dos registos oficiais. Mas não é essa história que queremos assinalar nesta data. Gostávamos sim de assinalar aqui as suas criações e, mais que tudo, as Terceiras Pessoas que a ela se foram juntando ao longo deste tempo. 
Desde o seu início a Terceira Pessoa tem desenvolvido um trabalho de forte proximidade com a população, democratizando uma prática cada vez mais bloqueada por uma sociedade de hiper-consumo. Como se diz no seu manifesto: "Preferimos o uso da palavra ação, em vez do termo teatro, no sentido em que o último se torne lugar de confronto do público consigo próprio, enquanto coletivo, por oposição à distância da representação. Entendemos o acontecimento ao vivo, enquanto espaço de manifestação estética e política dos seus intervenientes, onde não existe qualquer regra específica, qualquer hierarquia dos temas, dos géneros e das artes". 
E foi precisamente com um espetáculo-manifesto que a Terceira Pessoa se apresentou pela primeira vez com o projeto "KURT COBAIN" (2012), colocando em palco um grupo de adolescentes em Kurt Cobain - there's no end in us. Foi também neste projeto que tivémos o prazer de contar com a dupla Afonso Fontão e Tiago Moura que, juntos, realizaram o documentário "Kurt Cobain - Work in Progress". 
Em 2013 demos seguimento ao trabalho iniciado, alargando-o a pessoas de todas as idades com o projeto HEY YOU, que envolveu um grupo de 70 pessoas da comunidade albicastrense. Deste trabalho resultou o espetáculo-revolução "HEY YOU - desculpem o incómodo, estamos a tentar mudar o mundo". 2013 foi também o ano em que iniciámos o nosso Serviço Educativo com o projeto CHÁ DAS CINCO (desenvolvido no Lar da Terceira Idade da Zebreira, em coprodução com a Ajidanha - Associação de Juventude de Idanha-a-Nova e em associação com projeto "Gente Raiana") e com o ciclo de conversas em torno da arte contemporânea "SERVIÇO PÚBLICO". 
Na nossa digressão contamos já com a passagem por locais como a Moagem - Cidade do Engenho e das Artes (Fundão), o Festival TeatroAgosto2013 (Fundão), o Teatro Municipal da Guarda e o Festival Satyrianas 2012 (São Paulo, Brasil). 
Gostaríamos ainda de assinalar aqueles que nos apoiaram no desenvolvimento das nossas atividades: Município de Castelo Branco e o programa Cultura Vibra do Cine-Teatro Avenida, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Direção Geral das Artes/Governo de Portugal, IPDJ e a empresa StabVida. 
AND THE LAST BUT NOT THE LEAST: deixamos aqui um agradecimento muito especial a todos aqueles que foram acompanhando e apoiando a Terceira Pessoa ao longo da sua existência. São esses que ficarão gravados a lacre na pele d'ELA. 
Para festejarmos esta data querida, deixamos aqui o convite para todos assistirem à reposição do espetáculo "HEY YOU - desculpem o incómodo, estamos a tentar mudar o mundo", no dia 2 de Outubro, pelas 21:30, no Cine-Teatro Avenida. Nessa data iremos também lançar os DVD's dos espetáculos do projeto KURT COBAIN e HEY YOU. 
A vela está acesa à espera do vosso sopro. E como se diz no espetáculo do projeto HEY YOU: "E agora, música maestro, que ao princípio a luz é uma, mas com o tempo acaba por se multiplicar"

Sem comentários:

Enviar um comentário